MIP Cerberus – Tutorial – Módulo Tasks



Módulo Tasks

O Módulo Tasks do MIP Cerberus tem por objetivo gerenciar o que o nome propõe: Tarefas!

Abaixo você tem acesso a um tutorial detalhado, que mostra o uso e os conceitos do módulo.

Acessando

Acesse o endereço http://tasks.mipnet.com.br e digite seu usuário e senha

Caso não tenha acesso consulte o setor de TI da sua empresa.


 

Visão Geral

Após efetuar o login a tela de Tarefas é apresentada – abaixo descrevemos os principais itens da tela, e logo mais detalhamos cada um deles.

“Nova tarefa” (A), utilizado para criar uma nova tarefa com base nos Tipos disponíveis para o seu usuário. O Filtro de pesquisa por Palavra (B) e a busca avançada no link “Mais opções” (C), utilizado para filtrar a lista de Tarefas. Ainda como filtro podemos ver o link “Ver todos” (D), onde podemos restringir apenas os 10 primeiros registros ou Todos. Em seguida vemos a lista de Tarefas, com suas particularidades. A Prioridade é definida por três cores (E), o Tipo da Tarefa é mostrado logo no topo (F). O aviso de “NOVO” bem a direita (G) informa que a Tarefa não tem interações. No centro ficam os detalhes da Tarefa, assim como quem e quando criou. No fim da Tarefa, por fim, vemos o Status (H) da Tarefa.

Tarefas

  • Filtrando

  • Mais opções

Além da Pesquisa por palavra chave você encontra outras opções clicando em “Mais opções”.

  • Número de Tarefas na tela

Por padrão o módulo de Tarefas mostra os 10 primeiros registros na tela. Clique no link “Ver todos” para que todos os registros sejam mostrados:

Para voltar a configuração padrão, clique em “Ver apenas os 10 primeiros”:

 

  • Avisos

Abaixo estão alguns modelos de Avisos de controle de dia útil emitidos pelo sistema:

 

  • Modo Espectador

O módulo Tasks permite que um Usuário seja apenas espectador em uma das Categorias. O modo “Somente Espectador” não permite interações na Tarefa (anexar arquivos, adicionar nova interação, ações de Iniciar, cancelar, etc)

 


Criando uma nova Tarefa

Passo a Passo

  1. Clique no link “Nova tarefa”. Uma relação de Tipos de Tarefa serão apresentadas:

* Alguns Tipos contidos nesse exemplo podem não estar disponíveis no seu menu, isso vai depender do contrato entre a sua Empresa e a MIP. Caso necessite de um Tipo de Tarefa que não existe no seu usuário consulte a TI da sua Empresa.

2. Clique no Tipo de Tarefa desejado e uma Tarefa em branco será apresentada para que você cadastre os dados. Neste exemplo vamos cadastrar uma nova Tarefa do Tipo “Help Desk“:

2.1 Digite um título resumido:

2.2 Selecione a Categoria que mais se aproxima do conteúdo da Tarefa:

* Caso não exista uma categoria específica para sua necessidade, utilize a que mais se aproxima. Neste exemplo não temos a categoria “Feriados” na listagem, então utilizamos a categoria genérica “Cadastros”.

2.3 Selecione a Prioridade, tomando cuidado para não selecionar prioridade “Alta” para Tarefas que não precisam de extrema atenção. Em seguida Descreva a Tarefa no campo “Descrição” com o máximo de detalhes possíveis.

Dica de Descrição para o Tipo “Help Desk”: Descreva a Tarefa com o máximo de detalhes possíveis; Cite pelo menos uma tentativa que você fez e também o resultado; Adicione Anexos com evidências; Utilize a mesma filosofia de um atendimento de Emergência Médica – você não será atendido rapidamente se não descrever o que está acontecendo, e muito menos terá a Tarefa resolvida.

Se achar interessante, digite algumas palavras chave, que podem ajudar a localizar a Tarefa no futuro ou servir para aprimoramento de estatísticas nos atendimentos. O campo não é obrigatório.

Caso tenha várias Unidades de Negócio vinculadas ao seu Usuário, selecione a geradora da Tarefa. Caso possua apenas uma Unidade de Negócios não é necessário – o sistema selecionará automaticamente.

2.4 Adicione anexos na Tarefa, se necessário – não é obrigatório. Digite uma Descrição (1) para o Anexo, selecione o arquivo (2) e clique em Anexar (3):

2.5 Por fim, revise o cadastro da Tarefa, marque a caixa “Confirmar” e clique em “Enviar tarefa”:

Neste momento o sistema avisará que existe uma Nova Tarefa para todos os usuários vinculados na Unidade de Negócio e com permissão no Tipo+Categoria utilizados.

 

 


Interagindo com uma Tarefa

Clique na Tarefa desejada:

Logo no topo da página podemos ver as principais informações da Tarefa:

Em seguida vemos as caixas de Resumo, explicadas logo abaixo:

O Resumo da Unidade apresenta o total em horas contratado pelo Cliente, o total já Utilizado (em TODAS as Tarefas) e o total Disponível. Na caixa de Tempo Total na Tarefa são mostrados os tempos utilizados na execução da Tarefa específica. Um é estimado – quanto o operador imaginou que seria necessário, o outro o tempo efetivo utilizado na Tarefa.

Na sequencia é apresentado o Status da Tarefa e os botões de Ações – a disponibilidade dos botões depende das permissões do seu Usuário e é parametrizado por Tipo+Categoria.

Por fim, podemos ver a linha do tempo com as Interações já existentes e a caixa de texto para a Nova Interação. Basta digitar a interação desejada e clicar no botão “Enviar interação”. Se desejar, utilize os controles para novos Anexar arquivos.

Após Enviar a Interação, ela poderá ser vista de uma das formas abaixo. Para alterar o estilo de visualização clique no link “Estilo de visualização”:

 

 


Consulte o suporte técnico caso alguma das funcionalidades descritas aqui não esteja disponível no seu acesso.